Publicado por
Como sei que meu bebê está pronto para o desmame noturno?
Desde que lancei o “Mamar quando o sol raiar”, livro de apoio para condução de desmame noturno, muitas mães me perguntam: como saber que meu bebê está pronto para o desmame noturno?
Vamos então falar sobre os sinais de prontidão?
Cada família, claro, deve avaliar em sua dinâmica o que faz mais sentido. Alguns bebês passam, naturalmente, a dormir a noite toda, depois de alguns meses de vida, e não precisam que o desmame noturno seja conduzido. Outros, porém, continuam acordando muitas vezes de madrugada mesmo com o passar dos anos.
Então, se por algum motivo a mãe achar que já é hora de todos dormirem sem interrupções para as mamadas, ela pode conduzir um desmame gentil, que não necessariamente está vinculado com o desmame total. Muito pelo contrário, dormir melhor à noite pode dar uma motivação a mais para a mãe conseguir prolongar a amamentação por muito mais tempo.
Antes de começar a pensar no desmame noturno, os pais devem saber se a criança está mesmo pronta para esta transição. O ideal é que ela já se alimente bem, para garantir que não terá fome na madrugada, e que saiba dormir – ou pelo menos – já esteja pronta para aprender a dormir – sem ser mamando. O peito é normalmente um indutor de sono e algumas crianças têm muita dificuldade para adormecer sem ser mamando. Então, prepare seu filho para a novidade na rotina. Tente começar a tirá-lo do peito ainda acordado dias antes do desmame noturno, para que ele se acostume a dormir sem ser no seio.
O livro “Mamar quando o sol raiar” é um facilitador, mas não uma garantia de que o desmame acontecerá facilmente. É sim uma fase muito delicada. O bebê precisará se adaptar à nova rotina, mas também seus pais! Será diferente para todos. Então, como sempre, é preciso muito amor e paciência. Muitos pais já se sentem prontos para o desmame noturno quando o filho tem por volta de 1 ano. O livro tem indicação de idade a partir de, aproximadamente, 1 ano e meio, porque é preciso certa compreensão verbal para que a criança entenda a história que está sendo contada a ela. Mas vocês podem começar a ler meses antes da mudança na rotina acontecer.
Use o livro junto com demais técnicas, que podem ser orientadas por sua consultora de sono ou amamentação. E, caso ainda não estejam prontos para fazer o desmame noturno, não tem problema. Como é certo que ele acontecerá um dia, você já pode começar a ler a história para seu filho ir se acostumando e entendendo que – em breve – ele dormirá a noite toda para mamar novamente apenas quando o sol raiar!
Por ter lindas ilustrações e uma história simples de entender, as crianças adoram o livro! É muito gostoso de ler em família e faz com que a ideia de dormir a noite já comece a ser assimilada por todos.
Boa sorte. E boa noite!!
Beijos,
Fernanda